REGULAMENTO
GRUPO FORCE KART RACING
REGULAMENTO DO CAMPEONATO DE KART AMADOR
1 – A FORCE KART RACING será disputada na forma individual e por equipes, sendo 01 (um) de qualificação, 08 (oito) GP’s, 02(dois) endurances individuais, 01 (um) endurance por equipe, obedecendo ao calendário à disposição no site. Neste Campeonato serão aceitos número máximo de 200 pilotos, que serão distribuídos em equipes com 02 (dois) participantes cada.
2 – Cada Equipe elegerá um representante denominado Chefe de equipe, que não precisará ser necessariamente um piloto e que a representará, devendo comparecer às reuniões com a organização da FORCE KART RACING, sempre que solicitado, para eventuais discussões, bem como sobre as questões não elencadas neste regulamento.
3 – A idade mínima para participar do campeonato promovido pela FORCEKART RACING será de 13 (treze) anos definida em conjunto com os kartódromos contratados para os eventos. Neste caso será impreterivelmente necessária à anuência expressa de um maior responsável perante os Kartódromos em que as etapas serão realizadas, isentando a organização da FORCE KART RACING de qualquer ônus e/ou responsabilidade legal pertinente a esta conduta.
4 – Atendendo às exigências dos kartódromos no intuito de manter a integridade dos pilotos e bom andamento do evento, serão considerados equipamentos obrigatórios:
Capacete
Luvas
Sapatilhas/tênis
Macacão (próprio ou fornecido pelos kartódromos)
Os equipamentos abaixo não são obrigatórios, porém indicados:
Protetor de costelas
Protetor cervical
5 – Conjuntamente ao campeonato individual, será disputado o campeonato por equipes, com o intuito de integrar os pilotos da FORCE KART RACING;
6 – A formação da equipe será livre, devendo receber um nome, a qual será representada por um “chefe de equipe”, conforme disposto na cláusula “2”,devidamente indicado aos organizadores.
7 – A formação das equipes deverá ocorrer junto com a inscrição. Caso o piloto não tenha um parceiro, a equipe será formada pela ordem das inscrições automaticamente.
8 – Depois de formada, a equipe não poderá ser desfeita. Caso haja necessidade de troca de piloto, o “chefe de equipe” a solicitará aos organizadores, que aprovarão ou não a substituição.
9 – Só será permitida uma troca de piloto por equipe, devendo esta, ocorrer até a data da 6ª (sexta) etapa. Após a realização da 6ª etapa não serão mais aceitas as substituições de pilotos, SALVO MOTIVO DE FORÇA MAIOR DEVIDAMENTE COMPROVADA.
10 – Em caso de substituição de pilotos, o novo integrante terá sua pontuação individual iniciada do zero, mantendo a equipe a pontuação do piloto substituído. Se o piloto já estiver participando da temporada por outra equipe, a sua pontuação individual continuará valendo.
10.1 – Em caso de substituição de piloto: Para a equipe os pontos adquiridos serão mantidos ate a data da substituição e somando com a conquista dos pontos pelos novos participantes. Para o piloto, caso já seja um participante será mantida sua pontuação anterior, punições e advertências, porém não serão transferidas para sua nova equipe. Caso o piloto seja um estreante, iniciará sem pontuação.
11 – Será premiada a equipe vencedora, ao final da temporada com troféus para os integrantes da equipe que acabaram a temporada;
12 – Os 12 eventos previstos para o Campeonato serão realizados no final do mês de fevereiro, terminando no mês de dezembro. As datas e horários das etapas já estão pré definidas e disponíveis no calendário do site.
13 – As etapas ocorrerão nos seguintes kartódromos: Granja Viana (03etapas); Paulínia (03 etapas); Aldeia da Serra (01 etapa); Interlagos (02 etapas) e Nova Odessa (03 etapas). O traçado do dia poderá ser alteradopela organização, desde que autorizado pelo kartódromo.
14 – Por motivo de força maior, a organização da FORCE KART RACING reserva-se no direito de alterar datas, horários e locais de quaisquer etapas, sendo os pilotos e chefes de equipe avisados da alteração com antecedência,alterações estas que também serão devidamente publicadas no site e em outro meio de comunicação.
15 – Este evento acontecerá apenas uma vez no inicio de cada temporada. Serão sorteadas as equipes para a ordem de entrada na pista. Os pilotos terão 30 minutos a partir da liberação dos Boxes para buscar seu melhor tempo de volta na pista. Os 10 (dez) melhores tempos receberão a pontuação conforme tabela descrita no item de
16 – O resultado do qualify, somente será apresentado aos pilotos ao final da última bateria realizada no dia.
17 – Durante a realização do qualify, todos os pilotos poderão entrar no boxes para a troca de karts, não tendo limite de números de trocas, desde que não haja restrição do kartódromo.
18 – Serão disputadas as provas de GP, com duração de 25 ou 30 minutos, dependendo do kartódromo onde o evento acontecerá. Serão divididos em grupos de até 20 pilotos, dependendo da quantidade total de participantes. Será necessária a participação de no mínimo 16 participantes por bateria do último grupo para o primeiro. Na primeira etapa GP será mantido o resultado do evento de qualificação do primeiro para o ultimo.
19 – O resultado final desta prova formará os grupos para a próxima etapa, em que os 50% dos piores resultados cairão para os grupos imediatamente inferiores e os 50% dos melhores resultados subirão para os grupos imediatamente superiores.
20 – Este grid somente será formado até a 6ª (sexta) etapa, quando os pilotos serão divididos nas categorias master e light.
21 – A formação do grid de largada para a etapa seguinte será invertida do pior resultado para o melhor resultado.
22 – Serão disputados 02 (dois) Endurance Individual durante a temporada.
23 – A duração da prova será de 1 (uma) hora com 1 (uma) volta obrigatória de 3 (três) minutos. Em caso de paralisação com bandeira vermelha, o tempo em que a prova estiver parada não será reposto. Somente será validada a volta de 3 (três) minutos que for fechada na saída dos boxes. A volta de 3 (três) minutos somente poderá ser aberta até 50 minutos de prova, após este período o box estará fechado para efetivar a parada obrigatória.
24 – A bandeira azul (facilitar ultrapassagem) será apresentada ao líder da etapa.
25 – O piloto que não cumprir a parada obrigatória dentro dos 50 minutos de prova, será desclassificado desta etapa.
26 – É de total responsabilidade do piloto a quantidade de lastro que será colocado no kart que entrará na pista, não podendo sofrer alterações da quantidade de peso até o final da prova. (O MESMO PESO QUE CONTER NA LARGADA DEVERÁ SER O MESMO NO FINAL DA PROVA)
27 – Na parada obrigatória, necessariamente deverá ocorrer nos boxes e obrigatoriamente deverá ocorrer a troca de kart. Poderão ser divididos em grupos de acordo com a disponibilidade do kartódromo, considerando-se os pilotos melhores colocados na classificação geral até esta data. O grid de largada de cada grupo será invertido iniciando pelo pior colocado na classificação geral. Nessa etapa, o resultado final não implicará em mudança de colocação do grid de largadapara as baterias chamadas GP.
28 – O critério de pontuação também será diferente das demais provas da FORCE KART RACING e se encontram no item específico deste Regulamento.
29 – Será disputado 1 (uma) prova deEndurance por Equipe durante a temporada.
30 –A duração da prova será de 2 (duas) horas com 2 (duas) voltas obrigatórias de 3 (três) minutos. Em caso de paralização por bandeira vermelha, o tempo que a prova estiver parada não será reposta.
31 – Somente será validada a volta de 3 (três) minutos que for fechada na saída do Box. A volta de 3 (três) somente poderá ser aberta até 1:50 (uma hora e cinquenta) minutos de prova. A bandeira azul (facilitar ultrapassagem) será apresentada somente ao líder após 1 (uma) hora de prova.
32 – O piloto que irá voltar para a pista, deverá permanecer na área de pesagem (local determinado pela organização) com todos os equipamento e lastros, até a efetiva parada do kart.
33 – É de total responsabilidade do piloto/equipe a quantidade de lastro que será colocado no kart que entrará na pista.
34 – O piloto/equipe que estiver realizando a entrada/saída nos boxes de forma imprudente ou ocasionar algum tipo de dano na região dos boxes, mesmo de forma involuntária, a equipe será imediatamente desclassificada da prova.
35 – Serão divididas em grupos de acordo com a disponibilidade do kartódromo. A formação deste grupo será feita pelo piloto da equipeque melhor estiver classificado na pontuação geral. O grid será invertido, iniciando da pior pontuação da classificação geral. A pontuação desta etapa será válida para a classificação do campeonato de equipes, bem como para o campeonato individual, sendo que a pontuação será dividia entre os pilotos que participaram da prova. O piloto que não participar da prova não receberá os pontos correspondentes.
36 – Nessa etapa, o resultado final não implicará em mudança de colocação do grid de largada para as baterias GP.
37 – Nesta categoria todos os pilotos serão lastreados até o limite mínimo de 90(noventa) quilos.
38–Todos os pilotos serão pesados no final cada corrida. Os pilotos não poderão levantar do kart até que um organizador tenha feito a sua pesagem.
39 – É de total responsabilidade do piloto quantidade de lastro que será colocado no kart que entrará na pista, não podendo sofrer alterações da quantidade de peso até o final da prova. (O MESMO PESO QUE CONTER NA LARGADA DEVERÁ SER O MESMO NO FINAL DA PROVA)
40 – A falta ou insuficiência de lastro DESCLASSIFICA o piloto da etapa, não recebendo a pontuação correspondente, independentemente da colocação que chegar, atribuindo a correta pontuação aos demais pilotos.
41 – É de total responsabilidade do piloto a averiguação da quantidade de lastro colocado em seu kart, inclusive nos momentos de troca de kart. O piloto que utilizar lastro próprio deverá comunicar à mesa de pesagem qual a quantidade utilizada para conferência posterior.
42 – Após o resultado final da bateria, os Pilotos serão pontuados conforme tabela abaixo de acordo com a folha de resultados fornecida pelo Kartódromo.
42.3.1 – Todo piloto obrigatoriamente descartará o seu pior resultado durante a temporada, sendo também considerado pior resultado a ausência;
42.3.2 – O piloto não poderá utilizar como descarte o resultado obtido no enduro por equipe e em caso de desclassificação da prova.
42.3.3 – Os descartes serão utilizados em dois momentos: 1) para a formação da categoria light e máster; 2) no final da temporada para o resultado final das categorias.
43 – Além dos pontos obtidos no item 42 (quarenta e dois)será premiadoo piloto com 2,0 (dois) pontos de bônus pela volta mais rápida de todas as baterias realizadas no dia. Também será premiado o piloto com 2,0 (dois) pontos de bônus que conseguir duas vitórias consecutivas e demais, apenas excluindo o Endurance por equipe.
44 – No caso de dois ou mais pilotos registrarem o mesmo tempo de volta mais rápida, o piloto que alcançar primeiro o tempo terá direito ao ponto extra. Se repetir o empate, quem largou melhor posicionado no grid de largada receber aos pontos.
45 – A pontuação das equipes será a somatória dos pontos válidos de seus pilotos.
46 – A largada se dará definida de forma aleatória no briefing de cada etapa.
47 – Caso haja restrição do kartódromo, a largada se dará conforme regra do kartódromo.
48– Serão permitidas ultrapassagens na volta de reconhecimento e aquecimento dos pneus.
49 – Os karts serão sorteados pela organização da FORCE KART RACING,após o briefing de cada corrida.
50 – Serão sorteados ainda os karts que ficarão a disposição para a eventualidade de troca, devendo ser respeitada a ordem do sorteio.
51 – A qualidade dos karts é de responsabilidade dos kartódromos, isentando a organização da FORCE KART RACING de qualquer má desempenho do equipamento.
52 – O campeão da temporada será aquele que somar o maior número de pontos.
53 – Em caso de empate serão usados os seguintes critérios.
- A) – Piloto com maior número de vitórias.
- B) – Piloto com maior número de segundos lugares.
- C) – Piloto com maior número de terceiros lugares.
- D) – Piloto que fez a “pole-position” na primeira etapa ou o melhor resultado no qualificação.
54 – A equipe campeã será aquela que somar o maior número de pontos obtidos pelos pilotos durante a temporada, considerando todos os pontos.
55 – Em caso de empate serão usados os seguintes critérios.
- A) – Equipe com piloto com maior pontuação.
- B) – Equipe com piloto com maior número de vitórias.
- C) – Equipe com piloto com maior número de segundos lugares.
- D) – Equipe com piloto com maior número de terceiros lugares.
- E) – Equipe com piloto que fez a “pole-position” na primeira etapa ou melhor resultado na qualificação.
56 – Caso o campeonato ultrapasse o numero de 16 pilotos inscritos, o mesmo ocorrerá da seguinte forma:
57 – As 06 (seis) primeiras etapas serão disputadas entre todos os pilotos inscritos. A partir da 07ª (sétima) etapa, os pilotos serão divididos em duas categorias, a Master e a Light.
58 – Serão considerados para a categoria Master, 50% dos pilotos melhor pontuados na Classificação Geral e os 50% restante serão considerados para a
Categoria Light.
59 – Não serão aceitos nenhum tipo de toques. Os toques serão avaliados pelo diretor de prova de cada kartódromo, cabendo a ele a palavra final quanto à penalização ou não do piloto e/ou equipe.
60 – Não poderão participar da etapa os pilotos que estiverem sob a influência de bebida alcoólica.
61 – O Piloto que for punido com advertência pelo diretor de provas, perderá 2,0pontos no resultado final da etapa, sem prejuízo da punição do kartódromo.
62 – A direção de provas é soberana em suas decisões, salvo os critérios para recurso que se encontram no tópico próprio.
63 – Caso o piloto tenha sido desclassificado ou não pontue na etapa, ainda assim perderá os pontos que serão retirados da classificação geral.
64 – Serão ainda aplicadas durante o campeonato, punições aos pilotos e ao “Chefe de Equipe” que receberem advertências, punições estas que serão julgadas pela organização da FORCE KART RACING, podendo chegar até a exclusão do campeonato.
65 – Além das punições aplicáveis pelo diretor de provas, a organização da FORCE KART RACING, através de decisão em conjunto dos representantes de cada equipe, poderá aplicar Advertência Administrativa, conforme constante neste regulamento e código de conduta anexo, que passa a fazer parte integrante deste e que será entregue aos pilotos no ato da inscrição.
66 – O piloto que receber a Advertência Administrativa receberá 02 (dois)pontos negativos no Campeonato.
67 – Receberá advertência administrativa o piloto e/ou “chefes de equipe” que: Discutir, xingar, ofender, gesticular de forma agressiva ou obscena, agredir ou brigar com outro piloto, visitantes ou funcionários do kartódromo.
68 – A organização da FORCE KART RACING reserva-se no direito de advertir publicamente o piloto e/ou chefe de equipe que cometer qualquer ato dentro ou fora da pista e que possa prejudicar a integridade dos pilotos.
69 – Qualquer piloto que se sentir prejudicado por outro, poderá pedir a punição ao piloto causador do prejuízo, através da apresentação de recurso aos organizadores, por meio do chefe de equipe, expondo as razões, podendo para tanto apresentar qualquer meio de prova.
70 – O prazo para interposição do recurso será de 72 horas após a etapa em questão e deverá ser enviado por e-mail de um dos organizadores.
71 – O recurso será submetido á Organização da FORCE KART RACING, para apreciação e julgamento, cujo resultado será divulgado no site.
72 – Todo participante é responsável por sua integridade física dentro das corridas, cabendo aos mesmos assinarem o termo de responsabilidade que o Kartódromo exige para participar da etapa, bem como estará ciente se tratar de uma atividade de alto risco.
73 – O resultado final da corrida, tempos de voltas e a cronometragem da prova é de total responsabilidade do kartódromo.
74 – Serão premiados os 06 (seis) melhores tempos da etapa QUALIFICAÇÃO,com medalhas. O Pole Position terá seu nome gravado no troféu da FORCE KART RACING.
75 – Serão premiados os melhores pilotos nas etapas de Endurance Individuale por Equipe, sendo:
75.1 Endurance Individual: Os 03 (três) primeiros colocadosde cada bateria receberão troféus.
75.2 Endurance por Equipe: As 3 (três) primeiras equipes serão premiadas com troféu. Serão premiados os 2 (dois) pilotos de cada equipe.
76 –Até a sexta etapa, serão premiados com troféus os 03 (três) primeiroscolocados e medalhas para os quartos, quintos e sextos colocados na bateria A e com medalhas os 06 (seis) primeiros colocados da bateria B, e assim sucessivamente. Após a separação das categorias, independente da quantidade, serão premiados os 3 (três) primeiros colocados e medalhas para os quartos, quintos, sextos e colocados.
77 – Serão premiados com troféu os 03 (três) melhores pilotos da temporada, individualmente,nas categorias existentes e a melhor equipes na Classificação Geral da FORCE KART RACING, logo após a última etapa,podendo o local da premiação ser no próprio Kartódromo ou em local previamente combinado para a confraternização de final de ano e entregas dos prêmios.
78 – Todos os detalhes da formação do grid invertido estarão disponíveis no sitewww.grupofkr.com.brou por outros meios de comunicação da organização.
79 – Todos os participantes da FORCE KART RACING, estão cientes e, desdejá, cedem e autorizam a utilização de suas imagens (fotos e vídeos) no site daFORCE KART RACING (www.grupofkr.com.br), sem qualquer ônus,ficando as mesmas pertencendo aos organizadores, salvo comunicação expressa e escrita.
80 – Este regulamento não será alterado após o início da temporada, salvo exceções, em caso de erros, omissões e para redimir quaisquer dúvidas, bem como para preservar a segurança e a integridade física dos pilotos.